Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51672

Compartilhe esta página

Título: A construção da personalidade de marca da Dior no cinema.
Autor(es): BATISTA, Isaac Matheus Santos
Palavras-chave: Christian Dior (Firma); Marca de produtos; Personalidade; Cinema; Vestuário na arte
Data do documento: 7-Dez-2016
Citação: BATISTA, Isaac Matheus Santos. A construção da personalidade de marca da Dior no cinema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.
Abstract: Instância de criação e disseminação de valores a influenciar a conformação da ordem simbólica e as práticas sociais, o cinema tem sido importante veículo de divulgação massiva de marcas e produtos, os quais são endossados por celebridades cinematográficas. Aqui, abordamos a relação da maison de Alta Costura Dior com grandes divas do cinema em narrativas fílmicas entre as décadas de 1940 e 1960; observando como a marca, a estrela, o personagem e a narrativa do filme influenciam-se mutuamente por meio dos processos de transferência de significados. Para tanto, utilizamos um método de análise semiótica para imagens, o qual foi associado a outras ferramentas conceituais de pesquisa que guiaram nosso olhar sobre os elementos da linguagem cinematográfica e sobre o figurino (JULLIER, MARIE, 2012; MACIEL, MIRANDA, 2009; PENN, 2002). Os dados coletados e os resultados obtidos apontaram que, através do endosso das celebridades inseridas nos filmes, a Dior aderiu a uma certa imagem de glamour, poder, romantismo e contemporaneidade associada às personagens e atrizes, reiterando sua personalidade de marca ao mesmo tempo em que contribuiu para estetizar a narrativa do filme e para moldar e reforçar a persona de uma geração de estrelas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51672
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTA, Isaac Matheus Santos.pdf4,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons